terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Noticias de um (outro) noviço!


Olá amigos!
Já há muito tempo que tinha prometido dar noticias e finalmente estou aqui para cumpri-lo, não só pelo dever, mas sim porque quando sentimos dentro grandes emoções temos necessidade de partilhá-las com pessoas especiais e a MarCha para mim é um grande grupo de pessoas muito especiais.
Como sabem, continuo em Sevilha, uma bonita cidade espanhola, a viver a experiência do noviciado. O noviciado é uma das etapas de formação para ser Irmão Marista, são dois anos cheios de experiências de diferentes tipos que ajudam a discernir a própria vocação, ou seja, continuar à procura do nosso lugar no mundo, do sonho que Deus quer concretizar connosco e da nossa disponibilidade para isso. Para mim tem sido um tempo muito especial e de muita intensidade. Como é que se faz isso de discernir a vocação? De facto não é muito fácil e está longe de ser uma ciência exata, é um caminho que tem um principio, mas não tem um fim, um caminho com muitos acessos, muitas paisagens diferentes, muitos tipos de pavimento e sobretudo muitos companheiros de caminho, os peregrinos que fazem algumas etapas ao nosso lado e o Peregrino que nunca nos abandona. Para ser um pouco mais concreto, nesta etapa do caminho temos a oportunidade de viver num bairro marginal de Sevilha, trabalhar num programa de apoio escolar e tempo livre com as crianças do bairro, viver numa comunidade com dois Irmãos espanhóis e um Italiano, todos com histórias de vida apaixonantes, partilhar vida e experiências com noviços de outras congregações no Internoviciado, estudar algumas cadeiras de Teologia e aprofundar os nossos conhecimentos sobre a historia e o carisma maristas.  
Depois de um ano cheio de grandes surpresas e pequenos gestos desses que fazem toda a diferença, chegou o Verão, mas o noviciado não parou. Começou então um grande percurso por toda a geografia ibérica e por todos os cantos do meu coração. Primeiro um acampamento na praia com os miúdos do nosso bairro: uma semana com muita intensidade e alegria. Logo depois um acampamento urbano perto de Madrid com cerca de 100 crianças e jovens de todas as raças e cores: um poço de vitalidade e energia e uma escola de amor, sorrisos e paciência. Uns dias depois a profissão do Isaac, o irmão Marista mais “recente” da Europa, estive comigo este ano no noviciado e foi uma grande emoção vê-lo dar este passo tão importante. Depois dessa festa fui para Lugo onde passaria um mês, talvez um dos meses mais bonitos da minha vida, num centro para pessoas com deficiência intelectual e física. Além de aprender a dar banho, vestir, barbear, dar a comida,... aprendi coisas muito mais importantes, aprendi a exercitar a ternura, a olhar bem, a sorrir com a alma, a abraçar profundamente... Passado esse mês cheio de bons momentos e grandes emoções fui rumo a Buitrago (Madrid) para participar no Encontro Internacional de Jovens Maristas (Belivin’). Lá estive com jovens maristas dos quatro cantos do mundo, de muitas nacionalidades, culturas e diferentes circunstâncias. Apesar disso facilmente fizemos grandes amizades, porque nos sentíamos unidos pelo sonho de Marcelino e pelo carisma marista. Ao terminar esses dias marcadas pela juventude, o entusiasmo e a alegria começaram outros com a mesma tonalidade: as JMJ em Madrid. Nesses dias experimentei de forma especial a beleza e a grandeza de seguir Jesus no nosso mundo...quem mais poderia juntar cerca de 2 milhões de jovens de todo o mundo numa cidade? O ambiente que respirávamos lá era quase mágico, de grande harmonia e amizade. Um grande momento para dar graças a Deus pela nossa juventude e pela fé que nos faz avançar passo a passo.
Em poucas linhas percorri quase todo o meu Verão...só faltou falar dos dias que passei em casa com a minha família e do regresso a Sevilha. E aqui estou, aberto a este novo ano de noviciado que começa agora, com muita vontade de vivê-lo em cheio, “na companhia de Maria, como Marcelino para seguir a Jesus”. Ah, este ano tenho uma nova companhia, o Rui!!! Somos os dois únicos noviços maristas de toda a Europa... é uma grande responsabilidade!!! (e um grande orgulho :p).
Bem, não escrevo mais para não aborrecer, mas já sabem como falar comigo se quiserem e quando quiserem!

Um grande abraço
O amigo
fábio  

1 comentários:

Força, estamos contigo!
Um abraço!