MarCha



A MarCha Vouzela está dividida em 5 etapas consoante a idade dos jovens que pertencem ao grupo. A primeira etapa é a "Amanhecer"; a última é a "Horizonte".

A MarCha é um grupo de jovens que pertence à Província Marista de Compostela. Funciona em Portugal a nível nacional e em Espanha a nível colegial.
Em Portugal chama-se MarCha Vouzela, porque a sede do movimento é em Vouzela, uma pequena vila de Portugal, que pertence ao distrito de Viseu. A MarCha é um grupo de jovens que se preocupa pelo crescimento espiritual de todos aqueles que aderem ao movimento.
Que significa o nome MarCha?
Marcha vem de Mar (Maria) e Cha (Champagnat). Estes são dois exemplos que os jovens da MarCha devem seguir para chegar a Jesus.
Estamos à tua espera!



Por detrás deste logótipo, há todo um projecto para continuar um caminho de criação. Podemos ver: 



·                     Um espaço acolhedor com um estilo próprio, o M:
  *  de Marcelino, o homem que sonhou com a atenção a cada joven, a cada criança com o estilo das três violetas, e pôs em movimento uma dinâmica de vida que se prolongou no tempo, 200 anos depois.
  * de Maria, a mãe, a mulher, a mãe de ternura, a mãe de família, a que a todos atende, particularmente aos mais frágeis.
  * de MarCha, o movimento que aglutina anos de história e sobretudo de vidas entregues ao serviço das crianças e dos jovens.

·                     Uma mão que alcança a sua estrela:
  * a mão de todos os que participamos na MarCha e encontramos o nosso horizonte vital e de sentido em Deus,
  * a estrela de Compostela, que nos fala de caminho, de processo, de dinamismo,

·                     As violetas

* sinal inconfundível de um estilo próprio marcado pela simplicidade e de uma tradição de centenas de pessoas entregues de uma forma incondicional aos jovens.

·                     Uns espaços a cor e outros vazios (mas não em branco),

* porque a MarCha será uma realidade que se transparente e se adapte ao mais fundo de cada um, e às realidades ricas de cada grupo.

Champagnat
Marcelino Champagnat, "Homem fraterno e sensível ao Espírito", fundador da Congregação dos Irmãos Maristas. Na MarCha gostamos muito da maneira de ser de Champagnat. Também tentamos imitar a sua maneira de ser. Tem uma biografia digna de se aplicada à nossa vida quotidiana.

Maria
É para nós a Boa Mãe. Maria marca profundamente, não só a Congregação dos Irmãos Maristas, como também o movimento MarCha.  Nós, jovens MarCha admiramos a atitude de Maria perante Jesus, o seu Sim constante e a sua grande Alegria perante Deus.



0 comentários: