terça-feira, 8 de setembro de 2009

ABRAÇA NOVOS DESAFIOS...



Abraça novos desafios, sente algo de novo

Bem! Depois de um acampamento de guias, em que houve tempo e lugar para tudo, deu-se o regresso a casa…
E como é óbvio dou por mim a tentar aplicar no meu dia-a-dia tudo o que aprendi e vivi com o grupo – sendo MarCha. Tal como outros guias mais velhos referem várias vezes, eu sentia que trazia forças para viver, conseguir superar certas situações e ter a capacidade de saber que caminho seguir quando as dúvidas surgissem…
O regresso foi na quinta-feira à noite, e eu estava radiante, porque tudo tinha sido Óptimo.
No Domingo (seguinte), fui à eucaristia aqui nas Termas como habitualmente e qual o meu espanto quando cheguei e vi que não era o coro habitual (no qual participo), que cantava à missa, mas sim outro que não conhecia… Fiquei intrigada!
Na hora da paz de Cristo vi uma menina, que era deficiente, e talvez também tivesse alguma doença visto a ausência de cabelo, que subiu ao altar para beijar o Sr. Padre. Senti algo cá dentro, e as lágrimas quase se soltaram, talvez pelo facto de vir do acampamento mais apta a sentir, a SABER sentir! Admirei aquela menina… tinha um ar feliz, e isso é por vezes o importante, e nós não nos apercebemos. Sentia-me a superar o desafio de ver Deus no outro, lembrei-me “Bem-aventurados os pobres em espírito porque deles é o reino dos Céus”. Fiquei a pensar…
Depois da comunhão subiram três pessoas ao altar, e então começaram a falar da associação Fé e Luz de Évora da qual faziam parte, como voluntários e como “usufruidores”. Cada um partilhou a sua experiência: um como pai de uma menina deficiente, outro como amigo do outro, que também falou, que era deficiente (custa-me utilizar a palavra deficiente). E todos falaram da sua experiência, mostraram o quanto lutam para que estas pessoas “especiais” tenham direito, tal como disseram, a um lugar especial em todo o lado, tal como na igreja. Era tão bom ver a relação que havia entre todos os que faziam parte da associação!
Ali, senti-me inútil e egoísta!
Vi o quanto era preciso ter força e fé para encarar os obstáculos que nos surgem pelo CAMINHO da vida. Mas há dias e dias; cada um com um diferente propósito, um diferente AMANHECER, e há que partir à AVENTURA e tentar ser feliz, mudando o errado, melhorando o certo… Se tivermos sede, a nossa FONTE estará lá sempre – Deus. O importante e não ficar parado, mas sim, abrir os HORIZONTES…
Às vezes penso que gostava de ajudar estas pessoas com necessidades especiais, ou aquelas que estão doentes, ou aqueles que passam fome, ou aqueles que sofrem, ou simplesmente todas as pessoas, pois nada é mais gratificante do que o seu sorriso, a sua Felicidade… Mas infelizmente acho que não tenho tempo, ou deixo sempre para mais tarde; e como eu outras pessoas. A opção mais fácil é o comodismo!
“Ouvir a palavra é fácil, já cumpri-la implica mais dificuldade. Ainda assim o mais difícil é compreendê-la…” ELISABETE

5 comentários:

Olaaa:D

gostei muito da tua partilha!
Obrigada Beta!

Beijinhos
Rita Card~~ao

Fico feliz por ver que tens vivido tão fortemente em March@! Admiro-te por isso...MAS, tenho a dizer que não é assim tão difícil ajudar..."...sai de casa, vai à luta...há muito que podes dar!"

um beijinho do teu e vosso amigo

Fábio Oliveira

Olá :)

Obrigada pela tua partilha...
Gostei muito...

Nao tenhas medo de sair da tua concha, de dar o primeiro passo, e tem a ousadia de retirar do teu dicionário as desculpas farrapadas, os "mas" e os "ses". Acredita que há muita gente tão perto de ti que está a precisar do teu sorriso,das tuas mãos, dos teus ouvidos... há que descobri-los e ser com eles uma presença de Deus...e não te esqueças "há muito que podes dar."

Beijocas
Ir. Teresa

Lindo texto, lindo sentimento, só podia ser a Betta. Escreve com sentimento e isso é bom. Gostei muito do que escreveste.
E claro ajudar não é dificil basta querer muito. hehe
Gisela Costa

olaaaa

gostei muito da tua partilha!

Ajudar os outros não custa, vasta querer.

beijinhos
Manuela