terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VIDEO CONFERÊNCIA COM O JAIME


Noviciado como tempo novo:
1- Tempo para cortar com o velho e conhecer uma vida nova e diferente
a. É um tempo, e também um lugar, escolhido a dedo para dar-nos uma boa oportunidade para conhecer a vida Marista; um tempo para conhecer o carisma dos irmãos Maristas, um tempo para respirar uma espiritualidade.

b. Para nos conhecermos a nós mesmos; o principal actor da minha formação sou eu (com outras ajudas: formadores; E.S.), por isso tenho que dedicar tempo a conhecer-me. No noviciado temos muitos tempos pessoais de reflexão e de oração. É um tempo para contemplar a minha vida: como cresci e como Deus esteve presente na minha vida.

c. Para que nos conheçam: No noviciado apresentamo-nos tal como somos e nos damos a conhecer. Deixamos que nos deixem trabalhar, ou seja, se os outros conhecem as minhas dificuldades, podem ajudar-me.

2- Um tempo cheio de novidades

a. Para que me deixe surpreender por cada dia. Para que aprenda a viver na monotonia; para que aprenda a aborrecer-me e fazer desse tempo um tempo fértil. “Síndrome da tarde do Domingo”. Sou capaz de parar e de fazer silêncio?

b. Um tempo para aprender. Há novidades a todo o instante, tenho que estar aberto ao que chega de fora e aproveitar o que me faz crescer e, claro, matar o que me faz mal.

c. Um tempo de encontro com Deus. É bom sinal, se Deus continua a surpreender-me nas coisas mais simples.

3- Um tempo para preparar outro tempo

a. Formar homens capazes de entregar toda a sua vida no seio de uma comunidade apostólica marista
b. O tempo que invisto no presente, vai dar muito fruto no futuro. Um tempo novo nunca se pode esgotar.
Como está distribuído o tempo do noviciado:
1- Participação na vida comunitária (inclui as tarefas domésticas que estão divididas entre os 5; oração comunitária; tempos lúdicos, etc.)

2- Formação Marista em casa (constituições, vida de Champagnat, vida dos primeiros irmãos, cartas de Champagnat, vida religiosa Marista e circulares dos Superiores Gerais).

3- Formação de teologia (algumas disciplinas de teologia, na universidade).

4- Formação no inter-noviciado (preparação para a vida religiosa com outros noviços de diferentes congregações. Psicologia da vida comunitária, etc).

5- Trabalho no bairro (grupo de crianças e pessoas pobres que atendemos, juntamente com a paróquia, quase todos estrangeiros e de outras religiões).

6- Tempos pessoais (oração, ócio…).

Outras experiências:

1- Mês de solidariedade num centro de deficientes (verão do primeiro ano).

2- Vários retiros ao longo dos dois anos.
3- Experiência de L’Hermitage.

4- Experiência comunitária de um mês (no segundo ano).

0 comentários: