sexta-feira, 14 de novembro de 2008

História de um caminho I


“Es ahora que tus horizontes se están abriendo.”


Havia um Irmão espanhol, que já faleceu, que me repetia varias vezes “-Es ahora que tus horizontes se están abriendo.” Pois é, esse Irmão tinha razão…

Já conheci grandes homens, que foram os Irmãos que encontrei pelo caminho e continuo a encontrar. Alguns dos que encontrei já faleceram, mas deixaram uma grande marca na minha vida. Nestes últimos anos tenho aprendido muito, tenho visto muito e tenho crescido lado a lado com os Irmãos que escolhi para a minha própria família. Sou jovem, todos me dizem o mesmo, mas sinto-me afortunado, porque com dezanove anos já vivi muito mais que um jovem da minha idade normalmente vive. Abdiquei de muita coisa, mas, em troca de isso, recebi muito mais.

A minha “história marista” começou quando dois senhores foram à minha escola apresentar um movimento de jovens. Tinha nove anos e nem entendi muito bem quem eram e o que estavam a dizer. Mais tarde dei-me conta de que eram dois Irmãos maristas… Inexplicavelmente, entrei nesse movimento, MarCha, e fui encontrando toda uma maneira nova de viver e de ser: ser Irmão Marista. Fiz muitos amigos nesse processo e na MarCha: bons amigos que entraram na minha vida e ficaram.

Em 2005 entrei para o Juvenato, em Vouzela. Foi a minha primeira comunidade. Era uma comunidade que sabia estar e que sabia transmitir os melhores valores. Vivi parte da minha adolescência em Vouzela e foi onde começaram a “abrir-se os horizontes”.

1 comentários:

mas que gente tão forte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!