No passado dia 7 de Fevereiro, no Instituto Marista de Ermesinde ocorreu o 1º encontro local destinado aos marchantes do Porto e Lordelo.
Contamos com a presença do irmão Diamantino para guiar o encontro e dos anfitriões de Vouzela, Rui e Carlos.
Apesar de termos sido poucos, formamos um grupo bom, onde a boa disposição não faltou. Iniciamos o nosso encontro com a nossa apresentação (incluindo dos novos elementos). De seguida dançamos e debatemos o tema “O Sentido da Vida”, onde surgiram opiniões curiosas.
Como não podia deixar de faltar, tivemos a nossa hora de oração onde cantamos e evocamos um salmo.
Quando todos pensavam que o encontro estava a terminar surgiu um maravilhoso lanche tratado por alguns elementos.
Ficamos à espera do próximo encontro, de novos marchantes e dos deliciosos bolos convencionais do Carlos.
Vindas de todo o país, juntaram-se em Vouzela, 25 meninas dos 12 aos 25 para viver mais umas férias de Carnaval.
A programação idealizada pelas animadoras prometia muito. "
A politica dos 3 R's: Renasce, Renova-te e Realiza-te". Depois do almoço começámos a gincana que associava os 3 R's da Marcha e os da reciclagem. Entre muitos jogos as meninas tiveram a fantástica oportunidade de limpar a coelheira, tarefa normalmente do Ir. Tomé. A noite ficou marcada pelo visionamento do filme "Um amor para recordar" baseado no amor entre um jovem rebelde e uma menina certinha...o resto terão de ver. Antes de dormir fizemos uma oração e descansamos como umas princesas.
E já se lá vão dois, ah pois! Este foi o segundo encontro local da zona de S.Pedo do Sul, que decorreu no dia 24 de Janeiro. E, como sempre, todos os encontros entre marchantes, trazem alegria, boa disposição e uma descontracção e leveza da mente.
Como não podia deixar de ser, iniciámos este encontro com as famosas dinâmicas de apresentação. De seguida, passámos à reflexão, que, mais uma vez, recaiu sobre o tema “Vive Um Tempo Novo”, o qual aprofundámos e analisámos a partir da história do Bambu, e a música da Mafalda Veiga, “Restolho”.
Passada a hora da reflexão, chegou aquela parte pela qual todos nós ansiávamos. No fim de fazer uso dos nossos cérebros, na reflexão, e de gastar as energias, nada melhor do que nosso lanche convívio. Mais um momento que serviu para revivermos as grandes peripécias já vividas nos encontros MarCha (para os antigos Marchantes), para os novos Marchantes serviu para conhecerem a diversão desta grande Família.
Depois disto, era nosso dever deixar ficar o refeitório do instituto Marista de Vouzela, novamente em ordem… pois é! pois é! Até já me esquecia de referir, que o nosso encontro foi no instituto Marista de Vouzela, e posto isto, aproveitamos para agradecer aos irmãos, que estavam presentes, e que nos acolheram, como só a família Marista sabe Acolher – Acolhimento de Qualidade. É de notar, que o Ir. Diamantino ainda que não estivesse presente, devido a compromissos num outro encontro local de Pinheiro de Bemposta e Vale de Cambra, se preocupou com o nosso bem-estar e nos desejou um bom encontro.
Depois de tudo arrumadinho, e da foto tirada, voltámos e lá se foram as gorduras arrecadadas durante o lanche. Com mais umas dinâmicas bastante mexidinhas e umas músicas chegou a hora do regresso a nossas casas… Foi um dia que soube a pouco, o que é bom, porque nos ajuda a ansiar cada vez mais os próximos encontros.
Pois bem, para acabar felicito os novos membros da marcha por fazerem parte desta família, e não pensem que todos os encontros são iguais. É que todos os encontros são diferentes, e cheios de dinamismo, alegria, diversão, surpresas, e claro, com a devida profundidade e seriedade à mistura. Aqui Há tempo para tudo!– falo por experiência própria.