terça-feira, 20 de setembro de 2011

Noticias (do verão) de um futuro noviço...


Olá a todos,
Os últimos meses foram muito agitados, com muitas caras, kilometros, noites em saco-cama...enfim muito interessante e divertido.
1ª Etapa: Navalguijo


Comecei o Verão com um acampamento em Navalguijo (um albergue dos Irmãos Maristas no meio da montanha) com miúdos de 3º ao 5º ano. Para além de ter que “estar de olho neles” passei a semana no meio deles a jogar, brincar, cantar, dançar e a tomar banho no rio... foi uma experiência espectacular.
2ª Etapa: Salamanca
Dias depois celebramos a Profissão do Ir. Isaac, um jovem espanhol que no dia 9 de Julho “declarou-se” a Deus, “disse”-Lhe que O amava e que queria entregar a sua vida sendo Irmão Marista. Para mim foi um momento fabuloso, não só pela festa, mas pelo testemunho, coragem, felicidade de Isaac e também pela união e carinho de todos os Irmãos, familiares e amigos que se reuniram para apoiar e celebrar com o Ir. Isaac mais um passo na sua vida.
3ª Etapa: Santiago de Compostela
“Caminhei” durante umas cinco horas e cheguei a Santiago de Compostela para um retiro com 45 Irmãos (mais ou menos!), entre eles os Ir. Tomé e Jaime. Durante cinco dias dediquei-me a mim mesmo, ao descanso, silêncio, leitura, passeio, reflexão e oração.
4ª Etapa: Vouzela
Penso que não necessito de falar muito sobre o acampamento, pois não?
JUNTOS CONSTRUIMOS...e não foi pouco.
Entre todos os momentos de lazer, formação e oração ficam-me o espírito de grupo que conseguimos atingir ao longo da semana (demonstrado na unificação das diversas coreografias do hino...).
Muito obrigado a todos pela partilha e confiança que depositaram nos animadores e Irmãos...
5ª Etapa: Pinheiro da Bemposta
Já estamos a dia 30 de Julho e é nesse preciso dia que chego à terra natal. Nestes dias aproveitei para visitar a família e estar com aqueles que já não via há algum tempo.
6ª Etapa: Tui e Madrid
Os portugueses atravessaram a fronteira no dia 10 de Agosto rumo a um encontro internacional de jovens denominado “Belivin”. Em Tui encontramo-nos portugueses, brasileiros, mexicanos com o objectivo de nos conhecermos melhor, partilhar o “ser jovem Marista” e prepararmo-nos para a JMJ.
Depois de Tui viajamos até Madrid para passar a semana seguinte da JMJ...
Foi impressionante! Tanta gente reunida para partilhar e expressar a sua Fé por um mesmo objectivo e uma mesma força.
7ª Etapa: Pinheiro da Bemposta
Tempo para descansar e repor as forças...e também para festejar o santo da terra e rever muitas familiares e amigos que já não via há algum tempo.
8ª Etapa: Salamanca - Sevilha
Isto parece uma volta a Portugal! Mas já cheguei: SEVILHA
E no fundo, o que é que fica de tudo isto?
Posso dizer que foi um Verão muito bom.
Desde os miúdos de Navalguijo passando por Vouzela, Tui, Madrid, pela minha terra e agora com Irmãos que estão comigo em comunidade, em todos encontrei e encontro a vontade de partilhar e viver cada dia como algo novo e Vivo.
Cheguei a Sevilha no dia 9 de Setembro e comigo estão dois Irmãos espanhóis (Ernesto e Fernando), um italiano (Pietro) e o Fábio que este ano estará no seu segundo ano de noviciado.
Inicio uma nova etapa na minha vida com muita vontade de descobrir o projecto de Amor que Deus tem para mim; no fundo começo uma nova viagem, uma nova aventura rumo ao sonho de Champagnat.
Bem, já sabemos que juntos construímos e neste ano somos desafiados a começar uma viagem, uma aventura até ao “nosso interior mais profundo” e surpreender-nos com nós próprios e os que nos rodeiam. Nada melhor que iniciá-la com o mesmo espírito e vontade de grupo que me transmitiram....Preparados?
Amigos, espero que estejam todos bem e com força para começar mais um ano.
Um abraço
O vosso amigo
Rui


2 comentários:

Aproveita ao máximo esta grande OPORTUNIDADE para crescer a aprofundar... já sabes, é uma sorte poder fazer esta experiência.
Força!
Um abraço!

Caro Rui,

Tive um enorme prazer em te conhecer pessoalmente durante o acampamento de verão da MarCha neste passado Julho. Foi para mim uma grande alegria a oportunidade que me deram de passar esses dias com todos vós. Desejo que os teus entusiasmo e convicção te continuem a acompanhar no ano que se inicia desta nova fase da tua vida. Tens muitos companheiros e em especial Aquele que nunca nos deixa se nós não O deixarmos.
Por coincidência estive em Madrid de 22 a 24 de Agosto para me encontrar com dois colegas do meu tempo do Colégio Marista e que não via há 45 anos. E, num desses dias, sem o ter programado, acabei por me misturar no meio daqueles grupos enormes de jóvens de todas as partes do mundo que andavam pelo centro da cidade após o encontro com o Papa. Uma alegria contagiante e uma experiência inesquecível!
Força Rui.
Um abraço do Vasco.