
Blogue de MarCha Compostela Vouzela
Blogue de MarCha Compostela Vouzela
Blogue de MarCha Compostela Vouzela
Blogue de MarCha Compostela Vouzela
Blogue de MarCha Compostela Vouzela
Blogue de MarCha Compostela Vouzela






A amizade não é um dado adquirido, mas algo que se conquista todos dos dias...também a MarCha não é uma coisa adquirida, ou é uma coisa que só se obtém ou se "ganha/aprende"
A Carolina Miranda partilhou comigo esta bela oração que mando a todos.
«Possa eu ser em todos os tempos, hoje e sempre
O protector dos que não têm protecção
O guia dos que perderam o caminho
Um barco para os que têm de atravessar oceanos
Uma ponte para os que têm de atravessar rios
Um santuário para os que estão em perigo
Uma lâmpada para os que não têm luz
Um refúgio para os que não têm abrigo
E o servente de todos os que precisam.»
- Dalai Lama


Mas quase tudo foi ao contrário do que procuramos e
Naquela semana dispensamos os nossos acessórios, as nossas ferramentas e os nossos excessos, dormimos no chão, "massacramos" as nossas pernas e apesar disso tudo sentimos uma felicidade inexplicável.
Houve momentos difíceis e de dor, mas acredito que todos voltaríamos a sujeitar-nos a eles em troca dos arrepios e das lágrimas que, à chegada os nossos corpos usaram para manifestar o que sentíamos.
Estivemos mais unidos que nunca partilhando as nossas vitórias e as nossas dores, ajudando quem estava ao nosso lado com dificuldades.
E há dois mil anos, Alguém chamou a isso AMOR
e disse que Amar vale sempre a pena. Nós, ao chegarmos a Santiago, ao terminarmos a nossa peregrinação, também dissemos: VALEU A PENA!!! QUE TODA A NOSSA VIDA VALHA A PENA!
Passo a passo e etapa a etapa fomos completando a caminhada até chegar ao último dia… o nosso objectivo estava mais perto do que nunca mas se calhar foi a parte mais complicada… nunca chegava o fim… Agora olho para trás e gostava de fazer realidade só uma coisa, voltar ao instante antes de entrar na Rua de Franco, aquela que tinha como destino final a Catedral de Santiago. Começámos a cantar muito antes de chegar ao centro da cidade, mas o facto de sentir cada vez mais perto o final fazia-nos ter sentimentos contrários. Dum lado o triunfo de ter atingido a nossa meta, o nosso objectivo e a felicidade e o orgulho de tê-lo feito, mas também a pena de que o encontro estava a chegar ao fim. Ao nosso passo as pessoas afastavam-se para nos deixarem atravessar a rua, filmavam e tiravam fotografias… aquilo deixou-nos com um arrepio... sem palavras. A força que se transmitia em cada um de nós era incrível, uma força que nos une no grupo que somos.Todos estávamos JUNTOS... e nesse momento realmente UNIDOS.
1. Organiza-te: ordena as tuas coisas
Os álbuns já estão na net.
“Sei que passo a passo não saio daqui, pois há tantos caminhos qual é o que me leva a Ti?”
Desde que voltei do Caminho de Santiago estava com vontade de escrever... de relatar o que tinha sido a caminhada e ontem a noite não resisti mais. Claro que isto são meus pensamentos mas penso que não andam muito longe dos do resto do grupo pelo que tenho visto nas frases que os da Marcha escrevem no Messenger: “Santiago, uma experiência recomendável!”, “Caminhada a Santiago inesquecível!!!”, “Santiago – uma vitória, uma lição paras as nossas vidas”, “Santiago, um objectivo, uma meta, uma vitória conjunta”, “Passo a passo, etapa a etapa, completamos a caminhada”...
Com a mochila às costas, enfrentámos este dia de caminhada, desta vez suavizada pelo avanço a que fomos obrigados ontem.Passo a passo, etapa a etapa, …chegamos a Caldas de Reis! Apesar de não ter sido muito puxado, sentíamo-nos todos cansados, e satisfeitos por mais uma meta atingida!
Almoço, joguinho de volei, música e muito descanso e foi deste modo que começámos a tarde.A modo de avaliação da caminhada, uma reunião… muito ao nosso modo de Guias. E com muita emoção à flor da pele! Que culminou numa sessão de abraço terapia…! Finalmente, depois de um dia intenso, saco-cama!
Preparar para outra manhã!
Catarina Cardão.
De Redondela a Pontevedra os quilómetros pesavam nas mochilas, nos pés e também nos corpos doridos e lesionados do dia anterior. Mas ser peregrino é assim mesmo: enfrentar as dificuldades e continuar o caminho com ânimo e alegria. Todas as pessoas surpreenderam pela positiva e souberam o que era o limite de cansaço e que é sempre bom estar acompanhado por um amigo que fala connosco e que partilha o sofrimento das bolhas e dos músculos.Chegados a Pontevedra, grande foi a desilusão quando nos disseram que não havia lugar no albergue e teríamos de fazer mais 9 Km para ir dormir ao albuergue de Barros. Mas os 9 km transformaram-se em 12… Mas juntos conseguimos vencer mais esta dificuldade. Carlos Matos *Caramulo*
Dia 21 de Agosto
Hoje o sol saudou-nos logo pela manhã, nada de melhor para aclarar os nossos corações… afinal ser peregrino é contemplar o nosso interior e o nosso caminho… Hoje demos os primeiros passos para esta meta. Meta que é cada um de nós, meta que é Santiago. Teremos muitas pedras pelo Caminho mas acreditamos que pela oração, com o cajado da amizade e da inter ajuda, chegar a Santiago, chegar todos, será um desafio que deixará verdadeiramente o nosso coração em Marcha.
A todos pedimos uma oração para que isso aconteça. Desde já levamos a todos dentro de nós.
Bom, estes dias estão a ser uma seca no trabalho porque realmente não tenho nada pra fazer mas como tenho muito tempo livre... acabei por fazer uma pequena montagem fotográfica com as fotos do nosso acampamento. Não é nada de especial mas mando-vos a montagem e se quiserem imprimir para por no quarto era uma boa lembrança da semana que estivemos todas juntas.
Tentei fazer o melhor possível e espero que gostem!!!
Não tenho o mail de muita gente por tanto se souberem o mail dessas pessoas agradecia que me mandassem os endereços... Sois umas queridas!!!!
Quero só dizer mais uma coisa... foi óptimo partilhar com todas vós estes dias, mesmo se não consegui estar toda a semana!!!
Bea!!

Em Agosto, começam as fontes a secar, a verdura a desaparecer dos campos, os prados ficam secos e os incêndios devastam hectares de floresta.
Quantas coisas se esgotam em Agosto?
Mas há algo que nunca se esgota e mantém sempre a sua frescura!
Sabes o que é? O Evangelho.
Perguntarás porquê….
Pois bem, porque é a Boa Notícia de Alguém que nos amou e ama até ao fim.
Vamos aproveitar estas férias e este ano, cujo lema é: “Em ti, a Vida” para O conhecermos, saborearmos, ruminarmos a fim de que a vida brote todos os dias dentro de nós e à nossa volta.