quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Testemunho de Moçambique -Rita- IV

Houve alguns dias em que participei nas chamadas brigadas móveis para promoção de saúde pelas aldeias. Estas brigadas eram compostas por uma equipa de profissionais de saúde que se deslocam pelas aldeias onde fazem campanhas de vacinação, consultas pré-natais, consultas de saúde infantil e educação para a saúde. Aqui vi realizado o meu sonho de criança, não era com uma mala de primeiro socorros às costas a correr ao lado de elefantes, mas sim num jipe pelas aldeias ajudando e vendo a realidade concreta de povo – com as suas dificuldades, sofrimentos e alegrias – elas eram as pessoas do meu sonho! Deus consegue surpreender verdadeiramente. Já era tanto O que Ele me tinha dado até ali… Mas mesmo assim Ele não se cansava de Me dar provas de que Ele estava verdadeiramente comigo naquela missão. Deus levou-me sempre ao Seu colo, e mostrou-me sempre que o Seu mundo e projecto não era aquele “mundinho” em por norma vivemos no quotidiano. Todos nós sabemos que existem muitas pessoas que sofrem, muitas pessoas que choram, muitas pessoas que não têm o que comer… Mas achamos sempre que é lá longe e por isso não podemos fazer nada por e com elas. Mas naquele momento ali eu sentia nas minhas mãos as suas vidas e realidade! Às vezes, nós jovens, pomos tantas dúvidas a Deus e à nossa ânsia de sonhar, e tantas vezes não confiamos e arriscamos Nele e por Ele. Quantas vezes dizemos “eu quero seguir o amor e a verdade” mas quando vamos ao nosso dia-a-dia concreto esquecemo-nos de alimentar e pôr a render este nosso propósito. Se custa? Custa! Se é fácil? Não, não o é. É assim que nos tornamos felizes? Sim é! Há uma coisa que nunca nos podemos esquecer: Deus está em nós e é por nós… temos de confiar e pedir-Lhe ajuda, porque os Seus caminhos não são os nossos. “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc, 11:9)

2 comentários:

Gostei do que li.Que bom ainda encontrarmos jovens generosos e humildes...esperando apenas das graças diárias de Deus, a descoberta desse AMOR tão grande e belo... tudo é dom de Deus...

Graças ao seu pai vim até aqui...
;-) Pe. António Henrique

Parabéns Rita. È fantástico.Chego a ter uma pontinha de inveja de ti.Continua no bom caminho.

bjs